LABORATÓRIO DE TAPEÇARIA

   O Clima.Studio, apresenta mais uma edição do Laboratório de Tapeçaria, um curso com um total de cinco sessões aos sábados.  Este Laboratório, é concebido pensando a Tapeçaria em intersecção com as práticas artísticas como a Pintura, a Escultura ou o Desenho, como forma de alargamento de uma prática contemporânea. As primeiras sessões serão de introdução às técnica básicas de construção, às fibras e aos materiais têxteis, bem como, iniciação a outros meios e processos não convencionais de construção de uma tapeçaria. Abordaremos trabalhos desenvolvidos por artistas que fazem do têxtil o principal foco da sua prática.

   O Laboratório de Tapeçaria abrange também um âmbito mais projectual onde serão desenvolvidas estratégias de pesquisa, que munirão o participante de competências para a execução e apresentação de um projecto pessoal e experimental,  que reflita  o resultado desta  aprendizagem.

    Tópicos 

  • O que é um Têxtil ?

  • Material, técnica e médium;

  • Metáforas e narrativas;

  • Fibras animais, vegetais, e sintéticas;

  • Montagem de teias, pontos básicos e enrolados;

  • Mudança de cor à teia à trama;

  • Desenhos geométricos e orgânicos;

  • Caos versus Ordem: o trabalho de Anni Albers, Eva Hesse,  Lenore Tawney, entre outros artistas;

  • Relação com a Escultura -  da parede para o  espaço;

  • Processos para obtenção de fios e cabos, a partir de  materiais reciclados;

  • Materiais lineares não têxteis;

  • Métodos e processos de pesquisa para a construção para um projeto pessoal.

Método de ensino - Este Laboratório tem um cariz essencialmente prático, com um acompanhamento individual  dos exercícios e experiências  propostos.  Os  conteúdos teóricos, serão  apresentados com recurso a exemplos,  consultando livros e usando  meios audiovisuais. Será fornecido um planeamento de todas as sessões. 

 

A quem se dirige - Apesar de ser um curso de frequência livre, foi especialmente pensado para artistas ou pessoas com um forte envolvimento em áreas criativas,  que, de alguma forma, queiram alargar a sua área de ação, expandindo o seu conhecimento a uma área com o têxtil,  que se mostra, ser  cada vez mais,  uma área pertinente no panorama artístico atual, tanto em matérias práticas, como também,  teóricas e conceptuais. Este curso é vocacionada para construir  pontes entre as Artes Plásticas, ditas convencionais, e um  saber têxtil  milenar.

 

Materiais - Os materiais ficarão a cargo do participante, exceto o bastidor que será emprestado. Na impossibilidade de adquirirem estes materiais, poderão usar os materiais disponíveis no Clima.Studio, mediante contribuição de 9,50€.

                   - Novelo de fio de algodão;

                   - Novelos de lã de várias cores;

                   - Agulha de tapeçaria;

                   - Tesoura.

                                

Horário  -  3 e 10 de Julho, das 11h às 16h (sábados)

Preço - 160,00€

                                      

Vagas - Este curso funcionará com um máximo de 5 pessoas em cada horário.

Local - Travessa St. Isidro, 112 Porto

 

 

InscriçõesPreenchendo o formulário aqui em baixo, nós enviamos-lhe mais detalhes - as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Formulário de Inscrição

Obrigado por enviar!