DOBRA, TINGE, DESDOBRA! 

   Para este workshop, inspiramo-nos  no Shibori, que é  uma técnica ancestral  de origem  Chinesa,  difundida  pelos Japoneses. 

  Consiste em reservar do tingimento, determinadas partes do tecido, através de dobagens, pespontos ou cancelamentos com objectos, de forma a se  obterem desenhos e padrões mais ou menos complexos. A palavra Shibori, significa assim, manipular um tecido antes de o tingir, mas ancestralmente significou torcer o pano de lavar o chão.

 

  Esta técnica usa uma infinidade de processos a  partir da reserva de partes de tecido,  que irão produzir também infinitos desenhos. 

 

  Para este workshop, isolamos três desses modos de dobragem, para assim poder aprofundar os seus desenhos ao experimentá-los separadamente, tirando maior partido de cada uma das suas particularidades, são eles: Itajime, Arashi e Tesuji. 

   Iremos usar o nosso terraço para tingir e secar os tecidos ao ar livre! 

IMG_1510_editado.jpg
IMG_1485.jpg
IMG_1465_editado.jpg
IMG_1376_editado.jpg

Materiais - Os pigmentos, reservas, e todos os restantes materiais, serão fornecidos por nós;

                   - Cerca de 1metro de pano crú ou pano de lençol;

                   - Proteção para a roupa, e luvas de borracha.

 

Local - Clima.Studio, Travessa Santo Isidro, 112 Porto

Inscrição - Neste momento não temos datas para este workshop. Se quiser ser notificado no futuro sobre esta aula por favor preencha o formulário em baixo e indique "Notificação Shibori" no campo "Nome do Workshop".

 

Formulário de Inscrição

Obrigado por enviar!